sexta-feira, 12 de março de 2010

Palco Fora do Eixo

Há quem se pergunte sobre a origem das coisas sempre no sentido de elucidar um movimento primeiro; entretanto o velho dilema entre o ovo e galinha não garante o ovo frito de cada dia (ou a sobrecoxa). Aparte os iluminismos e deixando de lado os maneirismos existe um movimento de difusão dos meios de produção em jogo no momento, e ele se chama Circuito Fora do Eixo.
Originalmente concebido e fomentado por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul do país o movimento ganhou força e se encontra hoje - 2010 - expandido por 70 cidades do Brasil e 4 cidades latinoamericanas (Argentina, Bolívia e Uruguai). Pra quem pensa que se trata de uma revanche contra o circuito dito "dentro do eixo" acaba de "errar a mão", o movimento cresceu e hoje engloba diversos coletivos da América Latina que estão atrás da valorização, circulação e fomento de atividades artísticas e também o intercâmbio das tecnologias de produção.
Organizados, esses coletivos representam uma massa ardente na busca por reverberar - tanto nas grandes cidades quanto nos confins mais reconditos - a potência do trabalho integrado. O Circuito Fora do Eixo contempla hoje não somente festivais de música independente, como núcleos de produção Audiovisual, plástica, teatral e performática; encontrando em cada pessoa ou grupo um ponto parceiro capaz de viabilizar e aprimorar o movimento produtivo seja aonde ele se encontre.
A moeda é o trabalho e a força é a sede.
Em Abril a capital paulista ganha a sua edição do festival com aproximadamente dez casas noturnas sediando shows de bandas independentes, três dias de atividades teatrais, e ainda outras atividades relacionadaa as Artes visuais e audiovisuais.
Pra quem quiser conferir um pouco da história e a programação fica atento no portal:
http://www.foradoeixo.org.br/ver.php?Festival
E também se liga no Blog da produção teatral do Circuito:
http://www.palcoforadoeixo.blogspot.com/


Vem mais por aí!

2 comentários: