sexta-feira, 12 de março de 2010

"A hora em que não sabíamos nada uns dos outros"

Dia 8 de Abril estréia em São Paulo mais uma montagem do repertório de peças do autor Peter Handke. O dramaturgo austríaco notadamente conhecido por sua verve política libertária tornou-se internacionalmente conhecido em 1966 com sua primeira peca intitulada "Insulto ao público". De sua primeira peça até a "A hora em que não sabíamos nada uns dos outros"" em 1992, Handke traça uma linha transitória do poder da palavra ao poder da imagem, já com "Insulto.." o autor lançou um potente raio em direção ao conteúdo e forma representativa do tetro; questinando frente ao público, e verbalmente, a eficácia da potência do teatro. Peter acreditava, ao contrário de Ionesco, que a comunicação era tudo nas relações humanas, entretanto essa comunicação refletida em sua obra ganha caracteres imagéticos, sensíveis e corpéreos; como em uma de suas últimas obras (a Hora...), onde ele abre sua dramaturgia com a seguinte frase "Não revele o que viu permaneça na imagem".
Esse prefácio extraído do oráculo de Dodona ( o oráculo de Zeus) é o carro chefe de um espetáculo marcado pela construção dramatúrgica não construtivista, mas sim resultante da sobreposição de imagens simbólicas tanto no plano histórico quanto no quotidiano. Para Handke pela imagem passa a potência estarrecedora da comunicação e da comunhão, e é através dela que ele compõe uma dramaturgia onde a palavra dá lugar a ação, onde a imagem vale mais do que a especulação textual, narrativa e verbal.
"A hora em que não sabiamos nada uns dos outros" passa-se em uma praça, é nela que suas indicações de cena ganham a potência que faltam as palavras; e é em um ambiente público Paulistano que ela será realizada.
Entre os dias 8 e 18 de Abril de 2010 a Cia Elevador de Teatro Panorâmico estréia no Parque da Luz "A hora em que não sabíamos nada uns dos outros", este espetáculo será a abertura da programação comemorativa dos 10 anos do Grupo dirigido por Marcelo Lazzaratto. As apresentações serão realizadas de quinta a domingo e têm entrada franca, vale a pena ficar esperto e conferir a temporada de comemoração deste grupo que promete muita atividade ainda nesse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário